Agenda vai atender à demanda por marcação de retorno para todas as especialidades na Policlínica da Cidadania

A Secretaria de Saúde de Volta Redonda preparou um cronograma, que vai de maio até outubro, para suprir a demanda por marcação de consultas de retorno a especialistas na Policlínica Bernardino de Souza, localizada no Estádio Municipal Raulino de Oliveira. Para garantir agilidade e mais conforto no atendimento aos pacientes, as 17 especialidades foram divididas entre os dias do mês e terão datas específicas para o agendamento das consultas.

A medida é mais uma etapa para a organização das agendas de marcação do retorno a especialistas na policlínica. “As ações começaram com mutirão realizado no final de fevereiro e marcações durante o mês de março. Neste período, foram agendadas cerca de cinco mil consultas de retorno”, informou a coordenadora de Média Complexidade da Secretaria de Saúde, Flávia Lipke Ensenat.

Para o secretário de Saúde de Volta Redonda, Alfredo Peixoto, o ideal é que as pessoas saiam do consultório do especialista com a consulta de retorno agendada. “Na maioria dos casos, isso já acontece, mas montamos uma agenda de marcação de retorno que vai de maio a outubro para atender as pessoas que não conseguirem sair da policlínica com o retorno marcado”, disse, ressaltando que há vagas para todos.

É necessário lembrar que esta agenda é exclusiva para marcação de consulta de retorno. “Os agendamentos para primeira consulta são marcados por meio das Unidades Básicas de Saúde e de Saúde da Família”, explicou o secretário.

Outra ação para suprir essa demanda é a contratação de médicos. Os mais recentes contratados pela Secretaria de Saúde são endocrinologista e hematologista. “Mas temos carência também nas áreas de neurologia, tanto para adultos como pediatra, e nefrologia. Estamos buscando profissionais que atuem nestas especialidades para trazer para nossa rede”, afirmou Alfredo Peixoto.

O prefeito Samuca Silva aprova qualquer ação que contribua para melhorar o serviço de saúde em Volta Redonda. “A nossa demanda por especialistas é grande e temos que trabalhar para oferecer consultas no menor tempo possível à população”, disse.

Esta é a agenda do mês de maio para marcação de consultas de retorno na Policlínica da Cidadania:

Dias 02, 15 e 28 – Reumatologista, Endocrinologista

Dias 03, 16 e 29 – Nutricionista, Neurologistas (adulto e infantil, incluso exame eletro encefalograma)

Dias 04, 17 e 30 – Pneumologista (adulto e infantil), Otorrinolaringologista

Dias 07 e 18 – Alergologista, Angiologista

Dias 08 e 21 – Cardiologista (incluso eletro cardiograma), exame de audiometria

Dias 09 e 22 – Hematologista (adulto e infantil), Ortopedista

Dias 10 e 23 – Dermatologista, Nefrologista

Dias 11 e 24 – Oftalmologista (incluindo exames oftalmológicos), Ortoptista

Dias 14 e 25 – Urologista, Gastroenterologista (adulto e infantil)