Smidh iniciou série de atividades no Ginásio do Siderlândia

A Prefeitura de Volta Redonda, através da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) promoveu, na manhã desta quarta-feira, dia 9, o primeiro evento em comemoração ao Outubro Rosa. Cerca de 200 alunos do aulão de ginástica, a maioria mulheres, participaram de atividades ofertadas por voluntários, das 7h30 às 11h, no Ginásio do Siderlândia.

“É importante trabalhar a prevenção e o Governo Municipal conta com uma rede de atendimento à mulher que atua em todas as frentes para melhorar a qualidade de vida das mulheres. A SMIDH, com apoio de outras secretarias, está levando neste mês os serviços e ações aos bairros para garantir um maior alcance”, explicou o prefeito Samuca Silva.

O objetivo do evento desta quarta-feira é divulgar a campanha do mês: “Declare seu amor por você. Previna-se!”. O público participa de atividades sobre câncer de mama, câncer de colo de útero e HPV, como rastrear sinais e sintomas, fatores que aumentam ou diminuem a incidência dessas doenças.

“Além do Outubro Rosa, falamos também sobre vários projetos da nossa cidade, do trabalho que o prefeito Samuca vem desenvolvendo. Foi uma reunião muito boa e produtiva e estaremos levando essas ações a outros bairros durante este mês”, afirmou a secretária municipal de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, América Tereza, lembrando que nesta quinta-feira, dia 10, o evento será no Ginásio da Ilha São João.

Dentre as atividades oferecidas estavam limpeza de pele e automaquiagem, maquiagem, design de sobrancelhas, corte de cabelo, massagem rápida e agendamentos de serviços pela SMIDH.

“Fiz maquiagem e vou aproveitar a limpeza de pele. Amei o evento e gostei da palestra da América Tereza, muito bom”, contou a empregada doméstica, Rosa Maria Conceição da Silva. “Fiz limpeza de pele, muito boa, maravilhosa. Gostei muito de o pessoal ter vindo fazer uma bonita palestra pra gente, aprendemos muita coisa”, acrescentou a aposentada Maria do Carmo.

Saúde – O ponto alto do Outubro Rosa será no sábado, dia 19, quando acontecerá o Dia D. Nesta data, em todas as unidades de saúde, além da Policlínica da Mulher, serão disponibilizados coleta de preventivos (dentro da faixa etária de 25 a 64 anos, conforme preconizado pelo Ministério da Saúde), exame das mamas e solicitação de mamografia (dentro da faixa etária acima de 50 anos ou, se necessário, pelo exame físico). Os exames serão realizados das 8h às 17h, com atividades educativas, palestras de prevenção e promoção da saúde da mulher.