‘Drag-se: Orgulho e Empoderamento’ reuniu mais 40 pessoas na secretaria.

Em comemoração ao Dia do Orgulho LGBT a Secretaria de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos (SMIDH) preparou um evento especial.  Na tarde desta quinta-feira, dia 28, foi realizado o ‘Drag-se: Orgulho e Empoderamento’ para mais de 40 pessoas que se inscreveram na oficina de maquiagem com o artista e maquiador Bruno Chio (Ariel Hikaro) que apresentou todo o passo a passo de sua produção, bem como sua trajetória como Drag Queen.

Segundo a secretária de Políticas para Mulheres, Idosos e Direitos Humanos, Dayse Penna, o evento tem como objetivo criar possibilidades.

“A secretaria esta trabalhando sempre para criar políticas públicas consistentes, transformando essa realidade que envolve violência. A proposta desse evento é exatamente mexer com autoestima, além das possibilidades que surgem para sempre trabalhar o respeito e a igualdade”, disse.

A trajetória histórica de lutas e construção de enfrentamento às violências LGBTfóbicas, foram questões abordadas pelo subsecretario do Estado do Rio de Janeiro de Direitos Humanos para Politica, Mulheres e Idosos, Hernanes Alexandre Pereira, que esteve presente no evento.

“Temos que pensar sempre no caminho para combater a homofobia que mata todos os dias. Além de comemorar a importância do Dia do Orgulho LGBT o evento mostra a parte positiva e alegre que esse público proporciona”, contou.

Além da aula de maquiagem, algumas fotos ficaram expostas no ‘Corredor Cultural’ da secretaria, contando um pouco do trabalho artístico do artista e maquiador Bruno Chio. Para ele, participar de uma atividade dentro de uma instituição pública é muito importante.

“Estar aqui hoje é muito importante para a igualdade que tanto lutamos. É o meu direito de ser quem sou e de conseguir mostrar para as pessoas como é meu trabalho. Fiquei muito feliz quando recebi o convite. Sabemos da importância de se discutir sobre temas ligados aos movimentos LGBT”, afirmou Bruno.

A estudante de psicologia Fabiana Valério, que participou da oficina, ficou encantada com a diversidade que foi apresentada.

“Foi muito interessante ver de perto a montagem drag, ainda mais por alguém tão talentoso como o Bruno. Acredito ser muito importante eventos como esse na cidade, para expor a arte, cultura e todas as possibilidades que o movimento LGBT traz. O evento foi incrível, super criativo, dinâmico e muito divertido. Um marco para esse dia do orgulho LGBT, trazer um talento da cidade para falar sobre esse tema de forma tão leve, amorosa e cheia de igualdade. Para mostrar que não é sobre aceitar as diferenças e sim saber viver com igualdade de direitos em meio as diversidade. Acho que o evento nos coloca diante desse mundo diverso, é que nem por isso deixa de ser igualmente incrível!”, contou.

O prefeito Samuca Silva, destacou a relevância do evento na luta contra a homofobia.“Quando criamos a pasta LGBT foi exatamente para tratar políticas consolidadas para o tema. Sabemos que a violência é ainda algo que deve ser combatido, nós temos o compromisso sempre de dialogar e criar ações de representativa”, afirmou.