Nova ferramenta atua na divulgação de oportunidades no site da prefeitura; candidato também pode entregar documento pessoalmente

Conseguir um emprego em boa parte do mundo é uma tarefa que requer paciência e persistência, quase um jogo de tentativa e erro. Muitas vezes as ofertas e oportunidades sequer chegam ao conhecimento do pretenso candidato e quando chegam, pode ser tarde demais. Tendo em vista essas dificuldades o Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual (CATEI), órgão da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa, realiza um serviço de captação de currículos e divulgação de vagas pela internet. A ferramenta publica as vagas oferecidas pelas empresas no site da prefeitura pelo link http://www.barramansa.rj.gov.br/index.php/servicos/balcao-de-empregos.

Os interessados nas vagas devem se dirigir ao CATEI, situado à Rua Luiz Ponce, 263, Centro (ao lado da prefeitura), munidos de currículo atualizado com nome, idade, sexo, endereço, telefone, escolaridade, formação e experiência. O candidato também pode enviar o currículo para o email sinepmbm@gmail.com, indicando a vaga pretendida no assunto. O CATEI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 16h30.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação Agnaldo Raymundo,a constante demanda das empresas requer alternativas que facilitem o acesso da população às vagas em aberto. “Normalmente as empresas esperam preencher a vaga em até 72 horas. Conseguimos otimizar muito a entrega de currículos e a divulgação de oportunidades de emprego, mas é preciso manter um ritmo”, ressalta.

Ao todo são cerca de 1500 currículos armazenados no banco de dados do CATEI com uma média de 200 recebimentos por semana. As empresas que disponibilizam as vagas ainda têm a possibilidade de realizar as entrevistas, individuais ou em grupo, em salas reservadas do Centro de Atendimento.

De acordo com Lucas Andrade, gerente do CATEI e idealizador da plataforma, a entrega por e-mail agiliza o processo de contratação tanto para a empresa quanto para o trabalhador. “O e-mail vira um espaço de referência. Quem está procurando emprego acaba tendo certeza de que o currículo será acessado por algum contratante”, comenta.

A 20ª Feira de Negócios do Sul Fluminense (Flumisul) que aconteceu no município entre os dias 2 e 6 de agosto foi uma importante oportunidade para divulgação do novo modelo nos estandes das empresas. “Esse contato com diversas empresas e negócios da região possibilitou que os empresários conhecessem a plataforma e acreditassem que, quando precisarem de profissionais, poderão recorrer ao banco de dados do CATEI. Acredito que isso contribuirá para o aumento do número de vagas disponíveis”, concluiu Lucas.