Microempreendedores individuais e microempresários serão capacitados através de consultorias personalizadas; projeto também pode auxiliar na obtenção de linhas de financiamento com juros mais baixos

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação de Barra Mansa lança na próxima quarta-feira, dia 12, o projeto Aceleração de Pequenos Negócios, no Instituto Cultural Municipal, às 18 horas. O principal objetivo do projeto é prestar consultoria presencial e online para microempreendedores individuais (MEI’s) e microempresários visando o crescimento do negócio.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agnaldo Raymundo, em uma cidade como Barra Mansa, que se destaca pelo setor comercial e de serviços como maiores empregadores, é de fundamental importância que os pequenos empreendedores estejam preparados. “Através dessas consultorias, eles serão capacitados, através do conhecimento adequado para crescer, prosperar, empregar mais pessoas e auxiliar no desenvolvimento não só da cidade, mas de toda a região”.

O município possui mais de 10 mil MEI’s cadastrados, sendo que mais de 6,8 mil estão ativos, movimentando a economia regional. Segundo o gerente do CATEI (Centro de Atendimento ao Trabalhador e Empreendedor Individual), Lucas Andrade, a partir do projeto os empreendedores terão maior capacidade para obter linhas de financiamento. “Após a estruturação e desenvolvimento do negócio, o participante poderá obter linhas de financiamento disponibilizadas por órgãos públicos, como a AgeRio, a Agência de Fomento do Estado, que possui parceria com a Prefeitura de Barra Mansa. O microempreendedor estará mais preparado e consciente de onde, como e quando investir”, finalizou.

ETAPAS

A primeira etapa do projeto consiste na seleção das empresas participantes. Para isso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico ficará responsável por fazer uma pré-seleção de empresas com os seguintes perfis: negócios já em andamento, mas não-formalizados; microempreendedores individuais e microempresas. Depois, serão selecionadas 10 empresas que se encaixam nos requisitos para o treinamento. Para concorrer às vagas, os interessados devem se inscrever até o dia 21 de setembro no Sine/CATEI (Sistema Nacional de Empregos), situado à Rua Luis Ponce, 263, Centro (no pátio da prefeitura), de segunda a sexta-feira, de 8 às 16h.

A capacitação contará com seis encontros semanais a partir de outubro com diversos temas que auxiliarão no desenvolvimento do empreendedor e dos negócios. O conteúdo presencial abrange trabalho em equipe e liderança, gestão de marca, modelagem de negócios e inovação, vendas e marketing, finanças, plano denegócios e pitch (apresentação sumária de 3 a 5 minutos com objetivo de despertar o interesse entre cliente e investidor pelo seu negócio). Na consultoria online, os participantes contam com orientação sobre gestão organizacional e financeira, marketing digital e atitude empreendedora/comportamental.

A última etapa consiste na elaboração de um Plano de Negócios e Pitch, com o objetivo de documentar o funcionamento da empresa, auxiliar na fixação do aprendizado recebido nos encontros e consultorias e ter uma apresentação pronta quando foram em busca de investimento. O Plano de Negócios também auxiliará os empreendedores a obterem empréstimos e incentivos governamentais.