Empresa é a responsável pela fabricação do Ônibus Elétrico do projeto ‘Tarifa Comercial Zero’

Volta Redonda, pioneira na implementação de ônibus elétrico, recebeu nesta quarta-feira, dia 15, o presidente da BYD do Brasil, Tyler Li. O encontro que ocorreu no gabinete do Prefeito Samuca Silva e contou com a presença do vice Presidente Sênior de Vendas da BYD, Wilson Pereira e do Gerente Nacional de Vendas da empresa, Silvestre Souza, serviu para todos debaterem sobre os assuntos de sustentabilidade no transporte e como o projeto tarifa comercial zero beneficia a população de Volta Redonda. Também estiveram presentes o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Joselito Magalhães, e do secretário de Transporte e Mobilidade Urbana, Maurício Batista.

Sobre o ônibus elétrico, foi discutida a vinda de mais um ônibus para atender melhor o projeto. “O projeto é inovador. Mais do que isso, ele aquece a economia, levando os consumidores aos principais centros comerciais de Volta Redonda. Além do mais, o veículo não provoca poluição sonora e nem atmosférica”, afirmou o prefeito Samuca Silva.

Volta Redonda é a primeira cidade do país e da América Latina que realizou uma compra pública de ônibus elétrico. O projeto ‘Tarifa Comercial Zero’, iniciou os primeiros testes em julho deste ano. O ‘Tarifa Comercial Zero’ circula gratuitamente nos quatro principais pontos comerciais do município: Vila Santa Cecilia, Centro, Aterrado e Retiro.

O ônibus, que é o primeiro adquirido por um governo no Brasil, circula de segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, e no sábado, até as 14 horas, tem total acessibilidade e zero poluição. “É um sistema moderno que engloba todas as teorias sobre a mobilidade urbana do mundo. Estamos realizando a inclusão social, com o transporte gratuito; a mobilidade urbana, retirando carros das ruas e incentivando o transporte coletivo de massa; o meio ambiente, com a emissão zero de poluente”, explicou Samuca Silva.

O prefeito contou ainda que o projeto também fomenta a economia da cidade, com o maior número de pessoas nos centros comerciais  . “Estamos criando um dos maiores centros comerciais a céu aberto do país. Vamos estimular que mais pessoas possam ter acesso aos centros comerciais”, destacou o chefe do Executivo.

Para Tyler Li, presidente da BYD do Brasil, o ônibus elétrico é uma tecnologia promissora na busca por um transporte público menos poluente e com menor custo de manutenção. “Com cada vez mais metrópoles globais realizando testes e implementando esse tipo de veículo em suas vias públicas, o ônibus elétrico vai deixando de ser apenas uma ideia do futuro, firmando-se dia a dia como realidade”, disse.