Em junho o bairro Jaqueira em Piraí vai parar para uma super atividade sobre a copa do mundo. No dia 21 de junho (quinta-feira), no turno da manhã (10h15min) e tarde (14h45min), a Escola Municipal Luiz Marinho Vidal, dirigida pela diretora Cláudia Santos, receberá toda a comunidade e os alunos para participar do encerramento do Projeto Social Copa do Mundo 2018: em busca do hexa! 

Desde o mês de março deste ano a escola tem realizado várias atividades e ensinamentos com os alunos sobre o tema Copa do Mundo. Para se ter ideia na abertura do projeto o Prof. Thiago Aprígio, técnico das divisões de base do Botafogo/RJ e o atleta Glauber (ex-Volta Redonda, CRB/AL e Botafogo/RJ) estiveram presentes na escola para conversar com os alunos sobre futebol e a carreira deles. Depois disso, vários alunos, professores e funcionários tiveram a oportunidade de visitar o Museu do Futebol da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro.

Muitas atividades foram realizadas com os alunos da educação infantil ao 9º ano , no qual vários professores realizaram muitas atividades ligadas a Copa do Mundo. Os alunos escreveram mensagens e cartas para os atletas da seleção brasileira que foram entregues para a assessoria de comunicação da CBF. Os alunos ainda receberam várias informações ligadas ao futebol e ao seu maior evento mundial. Atividades de dança, desenhos, poesias, pesquisa e entrevistas com os convidados aconteceram e sempre com a participação dos alunos.

Para o encerramento várias atividades foram preparadas em conjunto com os professores da escola que ao final de 2017 já haviam definido as ações que aconteceriam em 2018. O evento parte da disciplina de educação física que tem à frente os professores Fernando Marlos e Glauber Guardengui que sempre solicitam ajuda aos professores interessados em participar das ações.

FESTA DE ENCERRAMENTO

Para a festa de encerramento do projeto a equipe diretiva da escola preparou várias atividades. Haverá duas apresentações de danças realizadas pelos alunos. A fanfarra da escola apresentará duas músicas instrumentais de dois países participantes da copa do mundo. Uma turma irá cantar uma música que foi desenvolvida pelos alunos com o auxílio de professores. O ponto alto da festa será um desfile de modas com os alunos que irão desfilar com a faixa dos nomes dos 32 países participantes da copa do mundo 2018. O desfile já acontece todos os anos através do Projeto Luiz Marinho Fashion Kids que estimula as crianças desfilarem sempre com a sua melhor roupa e calçado. E neste ano se juntará ao tema futebol e copa do mundo.

A escola preparou um vídeo sobre a copa do mundo no qual aparecem pais, alunos, professores e funcionários numa super festa para o encerramento do projeto. Os professores e funcionários prepararam também um cardápio variado de comidas típicas variadas de 12 países que disputarão a copa do mundo 2018.

Para finalizar os convidados participarão de um flash mobile de dança (aglomerações instantâneas para realizar ações previamente combinadas) no qual marcará em definitivo o encerramento do projeto. Em 2014 algumas destas ações aconteceram fazendo com que a escola recebesse o prêmio do projeto copa do mundo como o melhor projeto da secretaria municipal de educação do município do 1º ao 5º ano naquele ano.

COMIDAS TÍPICAS (DEGUSTAÇÃO)

Manhã (10h15min)

 Argentina – Inglaterra – Portugal – Rússia – Uruguai

Tarde (14h45min)

 Alemanha –  Arábia Saudita – Brasil –  Egito – Espanha – França – México