Criado por ocasião da Conferência de Estocolmo, organizada pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 1972, o dia Mundial do meio Ambiente é comemorado 5 de junho.

A data se tornou importante para estimular mudanças de atitudes e conscientizar globalmente as pessoas sobre o respeito com o meio ambiente.

Qualquer atitude serve como celebração: plantar uma árvore, fazer um mutirão de limpeza de florestas ou de praias, promover campanhas de reciclagem, reutilizar objetos criando novos, reunir pessoas para repensar suas atitudes, entre muitas outras coisas.

“O Meio Ambiente é um tema transversal que pode e deve ser incluído em todas as disciplinas e níveis de escolaridade” comentou a Secretária Municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos.

É um momento de conversar com as crianças sobre atitudes responsáveis de consumo, evitando desperdícios e mantendo hábitos saudáveis, relembrar dicas de como economizar água, promover campanha de recolha de óleo usado ou materiais recicláveis.

É um dia para repensar atitudes e criar novos hábitos que devem fazer parte do cotidiano de todas as pessoas, pois se ter um ambiente saudável é nosso direito, cuidar do planeta é também dever de todos.

Em Volta Redonda também não vai ser diferente, em parceria com o SAAE, a Smel, SME e a secretaria de meio ambiente vão realizar diversas ações em prol da data sazonal, caminhadas ecológicas, visita na ETA Belmonte e plantio de mudas em vários locais da cidade.

“É muito importante despertar a consciência ambiental na população, mostrar a importância de preservar o meio ambiente e os benefícios que isso trás para todos nós”, frisou Daniela Vasconcelos.