Evento terá exposição de artesanato, atividades esportivas e culturais, a presença do comércio local e serviços ofertados pelas secretarias municipais

A segunda edição do Lazer na Leste promete agitar o próximo domingo, dia 16 de setembro. Agora é a vez do bairro Boa Vista II. O evento acontece de 9h às 15h na Praça Manoel Pereira de Pinho, mais conhecida como a Praça do Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior.  O projeto fomenta o lazer e conta com apresentações musicais, de danças, food trucks, artesanato, brinquedos e atividades recreativas. Será um domingo dedicado à diversão, serviços, cultura, gastronomia e convivência.

Ainda como novidade na região administrativa mais populosa de Barra Mansa, o Lazer na Leste traz em sua programação atividades como alongamento, funcional, apresentações de dança de projetos dos bairros locais: rap, hip hop, e mostra de judô. Além de brinquedos, show com moda sertaneja, pipoca e algodão doce, acontecerá um torneio de futsal. Os interessados poderão se inscrever na hora.

Para o prefeito Rodrigo Drable a intenção é integrar a cidade. “Essa administração tem como compromisso reconstruir as relações do cidadão com a cidade, em todos os territórios. A região leste é fundamental no desenvolvimento de Barra Mansa. A segunda edição mostra que pretendemos dar continuidade”, afirma.

O subprefeito da Região Leste, Marco Chiesse, disse que o objetivo é realizar o Lazer na Leste a cada dois meses, passando por todos os bairros da região. “Estamos centrados em ofertar à Região Leste os demais serviços realizados no município como um todo. Nosso objetivo é levar cultura, lazer, integrar os bairros através das associações moradores juntamente com governo. A subprefeitura, com o apoio do prefeito Rodrigo Drable, está conseguindo fazer a prefeitura presente. Convido todos a participarem, não só da região leste, mas todos os moradores de Barra Mansa”, termina Chiesse.

Segundo o presidente da Fundação Cultura Barra Mansa, Marcelo Bravo, é compromisso das atuais políticas públicas de cultura a descentralização das ações. “O centro da cidade está permeado com unidades culturais já em pleno desenvolvimento. As outras regiões administrativas, enquanto não há recursos para a instalação de novos equipamentos de cultura, recebem atividades eventuais como alternativas, e o resultado é um impacto muito positivo. Ainda não é o que sonhamos, mas é o melhor que podemos fazer.”, concluiu.

O Lazer na Leste também contará com ações de conscientização ambiental e saúde, e fomento à economia e comércio local. Haverá atendimento e cadastramento em programas da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, como o Cadastro Único e o Seja Digital. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente estará presente realizando distribuição de mudas, caçamba de descarte, horta comunitária, ações de conscientização ambiental e alimentação saudável. A policlínica realizará aferição de pressão, glicose e atendimentos à saúde da mulher. No que diz respeito ao fomento à economia e o comércio local, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação disponibilizará uma equipe para tirar possíveis dúvidas sobre MEI, o Microempreendedor Individual, para empresários de pequenos negócios, além da presença de ambulantes dos bairros da região leste, os artesãos e food trucks.

Uma ação da Prefeitura Municipal de Barra Mansa e da subprefeitura da Região Leste, por meio da Fundação Cultura; Secretarias Municipais de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação; de Juventude, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Saúde; Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos); Assistência Social e Direitos Humanos; Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e apoio da Associação de Moradores dos bairros da Região Leste.

SERVIÇO – PROJETO LAZER NA LESTE

Data: Domingo, 16 de Setembro

Horário: 09h às 15h
Local:  Praça Manoel Pereira de Pinho (Praça do Colégio Municipal Joaquim Rodrigues Peixoto Júnior), bairro Boa Vista II – Região Leste, Barra Mansa/RJ