Evento faz alusão à exploração infantil e acontece em parceria entre prefeitura e Polícia Federal

Pela primeira vez Volta Redonda sediará a corrida Federal Kids. Uma reunião no auditório da prefeitura, nesta quarta-feira, dia 21 de março, com a presença de todos envolvidos, definiu os últimos detalhes e ajustes da corrida. Evento acontecerá no domingo, dia 25, das 8h às 12h, na Radial Leste, bairro Aeroclube, onde acontece a Rua de Lazer. As inscrições devem ser feitas pela internet e o objetivo é conscientizar sobre a importância do combate à pedofilia e a exploração infantil.

A corrida Federal Kids acontece em parceria entre a prefeitura, e a Polícia Federal, além de outros órgãos militares, privados e secretarias do governo municipal. A organização logística do evento está por conta da SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer). Conforme explicou o delegado de Polícia Federal do Rio de Janeiro, Clayton Bezerra, o público-alvo são as famílias.

“As pessoas não podem ficar em silêncio. E é justamente o que acontece. Às vezes, a pedofilia acontece dentro da própria família ou próximo a família. Este será um evento grandioso, pois unimos todas as forças de segurança, serviço público e privado. Aconselhamos a todos que fiquem atentos ao que seu filho visita na internet, pois ela oferece ferramentas que podem propagar tanto o bem, quanto o mal”, explicou o delegado de Polícia Federal, Clayton Bezerra.

O prefeito Samuca Silva destacou que a corrida Federal Kids tem o objetivo de conscientizar a todos sobre a pedofilia. “Infelizmente, a pedofilia é um tema pouco discutido. E com este evento esperamos que todos participem e estejam alertas. Fico feliz de Volta Redonda sediar esta corrida e espero que possamos atingir o maior público possível, no que se refere a conscientização”, destacou o prefeito.

A secretária municipal de Esporte e Lazer, Maria Paula Tavares, fez um convite a toda à população.“Além do tema principal do evento, que é a pedofilia, nós pretendemos destacar a prática do esporte em família. Teremos atividades para todas as idades. Pais e filhos poderão se exercitar juntos, visitar as exposições e ainda se divertir”, disse a secretária.

Pais e filhos vão correr juntos

As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.federalkids.com.br . A corrida será dividida por idades, possibilitando que todas as crianças, com autorização dos pais e responsáveis, participem. A primeira etapa é para crianças de até seis anos, num percurso de 600 metros. Em seguida, na faixa etária de 7 a 10 anos, o percurso de um quilômetro, e a terceira será de 1,5 quilômetro para os jovens de 11 a 14 anos. As crianças precisam estar acompanhadas pelos pais ou responsáveis para participar da competição. Terá ainda a caminhada da família de dois quilômetros.

Radial Leste será fechada no sábado, dia 24 de março

A partir das 13h de sábado, dia 24 de março, a Radial Leste, ficará fechada para a montagem de toda a estrutura da corrida. E no domingo, dia 25, a partir das 18h será reaberta. O evento vai contar com tendas de diversas secretarias da prefeitura, órgãos militares e privados. Haverá espaço com brinquedos, rampas de skate, banheiros químicos, ambulância e exposição de carros militares. Estarão presentes a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras); Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Polícia Militar; Guarda Municipal; Defesa Civil; OAB (Ordem de Advogados do Brasil) de Volta Redonda; Fundação CSN; Vara da Infância e da Juventude.para a montagem de toda a estrutura da corrida. E no domingo, dia 25, a partir das 18h será reaberta. O evento vai contar com tendas de diversas secretarias da prefeitura, órgãos militares e privados. Haverá espaço com brinquedos, rampas de skate, banheiros químicos, ambulância e exposição de carros militares. Estarão presentes a Aman (Academia Militar das Agulhas Negras); Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Polícia Militar; Guarda Municipal; Defesa Civil; OAB (Ordem de Advogados do Brasil) de Volta Redonda; Fundação CSN; Vara da Infância e da Juventude.