Além da exposição, foram apresentadas palestras e oficinas de capacitação

A exposição ‘A Coleta Seletiva e Você’, realizada pelas secretarias municipais de Meio Ambiente (SMS) e Planejamento, Transparência e Modernização de Gestão (Seplag), em parceria com a empresa Transpetro, da Petrobras, foi realizada nesta quinta, dia 26, no auditório da Seplag. O evento, que contou com a participação das cooperativas de resíduos sólidos de Volta Redonda, tem como objetivo a coleta de material descartado e as possibilidades de utilização para os mesmos. Além da exposição também foram realizadas palestras e oficinas de capacitação.

O prefeito de Volta Redonda, Samuca Silva, destacou a importância deste programa ambiental. “Nossa gestão está oferecendo todo o apoio necessário, em estrutura, para que as cooperativas estejam consolidadas. É um trabalho muito importante para a sociedade e ainda gera renda aos associados, retirando do meio ambiente o lixo reciclável e transformando-o em um bem econômico para as famílias”, frisou o prefeito.

De acordo com a secretária municipal de Meio Ambiente, Daniela Vasconcelos, “a capacitação das cooperativas de catadores e catadores individuais melhora o processo de coleta seletiva e o dia a dia das cooperativas”, disse. Quem concorda com ela é o secretário interino de Planejamento, Transparência e Modernização de Gestão, Enock Azevedo. “É muito importante a participação dos cooperados nessa capacitação. Essa  parceria entre as secretarias e a Transpetro é importante para levar conhecimento aos cooperados”, contou.

O integrante da cooperativa Folha Verde, Euvaldo Luiz Santana, 58 anos, elogiou a capacitação ambiental. “É importante para que as pessoas possam enxergar fora da caixinha, não ficar esperando acontecer. Pela nova lei, o lixo tem que ter um compromisso da sociedade, do grande gerador, do município, utilizando a reciclagem, a reutilização. Temos que fazer o dever de casa, tirando-o do meio ambiente”, comentou.

Segundo ele, o prefeito Samuca Silva, deu o exemplo para os outros 92 municípios no estado do Rio de Janeiro: “Em dezembro passado, o prefeito Samuca ganhou o prêmio de prefeito amigo dos catadores de resíduos sólidos. Volta Redonda é a única cidade no Estado onde a prefeitura assinou um contrato de incentivo ao trabalho das cooperativas, fundamental para o meio ambiente e isso é muito importante”, comparou Euvaldo.