Cerca de 200 alunos do Colégio de Aplicação do UBM participaram da ação que teve como objetivo principal alertar os jovens sobre o que compartilham nas redes sociais

Dia primeiro de abril é considerado dia mundial da mentira, mas sabemos que, principalmente através das redes sociais, diariamente somos abastecidos por diversas notícias falsas. Pensando nisso, o Colégio do UBM, convidou o comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, para ministrar uma palestra com o tema: ‘Fake News (Utilização indevida das redes sociais)’, na manhã desta quinta-feira (04), no Salão Nobre Jayme Dantas.

O conteúdo foi voltado para os alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, considerados pela instituição como os maiores precursores de postagens inverídicas.

O comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa, Joel Valcir, lembrou que no último dia 22 de março a instituição foi alvo de Fake News, quando uma suposta ameaça de atentado foi divulgada nas redes sociais. “A partir do fato começamos a desenvolver ações que abordem esse tema, lidamos com notícias falsas todos os dias, mas tendo em vista a gravidade da ameaça, nos posicionamos juntamente com as equipes das Polícias Civil e Militar, a fim de garantir a segurança dos alunos e profissionais”, relembrou Joel.

Em relação à palestra e ao crescente número de informações falsas, o comandante fez suas considerações. “Ao analisar um conteúdo temos que considerar diversos fatores antes de expandi-lo. Essa ação foi positiva, permitiu o diálogo e troca de opiniões entre os participantes. Daqui eles saíram com um pouco mais de conhecimento sobre o assunto”, completou.

A diretora do Colégio de Aplicação do UBM, Aurealice Cruz Nogueira, explicou que anualmente a instituição oferta aos pais e alunos diversas atividades e palestras que promovem o diálogo e desenvolvem conhecimentos em torno de um determinado assunto. “Durante todo o ano desenvolvemos um cronograma de atividades que visa garantir conhecimento, segurança e interação entre os alunos. A importância de abordar esse tema é devido à quantidade de informações que temos a palma de nossas mãos. Esse momento tem como objetivo promover a reflexão antes de compartilhar um conteúdo de natureza duvidosa”, explicou a diretora.

O aluno do 9° ano da instituição, Guilherme Daniel, de 13 anos, aprovou a palestra e garantiu que a partir dessa ação vai ter mais cuidado em compartilhar conteúdos disponíveis na rede. “A gente tem a idéia de que tudo que está na internet é verdade, mas nem sempre é assim. Hoje aprendemos que uma noticia falsa pode prejudicar muitas pessoas, por isso a importância de ficarmos atentos ao que lemos, principalmente nas redes sociais”, sugeriu Guilherme.