Subprefeito Marco Chiesse faz um balanço desses primeiros trinta dias e traça metas para os próximos

Quem acompanha os bairros da Região Leste já deve ter percebido que algumas realizações já estão mudando a cara da localidade. Em menos de um mês, a subprefeitura, lançada oficialmente no dia 13 de abril, vem intensificando serviços nos diversos setores como infraestrutura, água e esgoto, iluminação e atendimento ao público.

A subprefeitura já vinha sendo estudada por outros governos e não saia do papel há anos, mas tornou realidade sob a determinação do prefeito de Barra Mansa, Rodrigo Drable, que indicou o arquiteto Marco Chiesse, que na época atuava como diretor de Operações da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos de Barra Mansa) para ser subprefeito. “Acredito que o Marco Chiesse é a pessoa certa para ocupar essa função, pois desempenhou um ótimo trabalho na Susesp, conhece a cidade e está realizando uma excelente administração à frente da subprefeitura”, completou Rodrigo Drable.

Marco Chiesse assumiu o desafio de trazer o governo municipal para mais perto da população da Região Leste. Nesses poucos dias, o subprefeito está acompanhando o dia a dia da comunidade, ouvindo os moradores e atendendo, sempre que possível, as principais reivindicações.

Segundo ele, o objetivo da subprefeitura da Região Leste é mais do que realizar ações pontuais nos bairros, mas atuar com uma estrutura física e presente. “A subprefeitura não é destinada somente para atendimentos de obras, mas para levar até os moradores outros serviços de secretarias, integrando-os nos programas que são oferecidos no município”.

Além da Operação Reconstrução e de atender as demandas emergenciais, diversos outros serviços estão sendo intensificados com o apoio do Saae-BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto) e da Susesp como recuperação asfáltica, iluminação pública, manutenção de espaços públicos como praças e quadras, de redes de águas pluviais e esgoto, limpeza de córregos, bueiros, capina e roçada, recuperação de mata-burros.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural tem auxiliado na manutenção de estradas não pavimentadas. A Ordem Pública através da Guarda Municipal aumentou o choque de ordem com o recolhimento de dezenas de veículos abandonados nas vias públicas e no patrulhamento, visando a segurança dos moradores.

O subprefeito Marco Chiesse explicou que está sendo feito um estudo de viabilidade para mudança e readequação do trânsito de algumas localidades da Região Leste. “Estamos fazendo um mapeamento da região para montar um diagnóstico de cada bairro para prevenir o desperdício de tempo e recursos. Além disso, estamos em constante contato com os vereadores, presidentes de associações e moradores ouvindo e buscando atender todas as demandas”, afirmou.

E a população já vem notando a diferença, mesmo com pouco tempo da intensificação dos trabalhos. “É notória a satisfação dos usuários que estão utilizando os serviços, já sentimos que a população está mais perto, cobrando, mas também nos auxiliando. Nem tudo conseguimos sanar de uma vez só, mas estamos avançando”, disse.

NOVAS 

Após completar o primeiro mês, novas metas estão sendo construídas. A primeira será o início da reforma do prédio administrativo da subprefeitura. Segundo Marco Chiesse, após isso, será possível levar outros atendimentos públicos para a sede da subprefeitura. “Já estamos com o Procon funcionando no local todas as quintas-feiras e com o atendimento diário. Nos próximos meses, queremos iniciar outros serviços das secretarias de Saúde, Assistência Social, Desenvolvimento Econômico e Esporte”, destaca, ressaltando que as atividades esportivas terão início no dia 20 de maio na quadra do Boa Vista II que está sendo revitalizada.

Ele também ressaltou que a Secretaria de Saúde estará a cada 15 dias na Região atendendo as demandas das unidades de saúde. “Atualmente, ações de prevenção, promoção e educação estão sendo realizadas nos postos e em parceria com o comércio local, além dos atendimentos rotineiros nas unidades. De todas as ações pedidas pelo prefeito Rodrigo Drable na Região Leste, a principal é a saúde e eu não vou decepcionar”, declarou.

Investir na cultura também é mais um projeto idealizado pelo subprefeito Marco Chiesse. “Queremos nos unir à Fundação Cultura e trazer para a Região Leste ações culturais desenvolvidas em outros bairros de Barra Mansa como a Folia de Reis, além de promover e investir no que é produzido aqui descobrindo novos talentos e dando voz a essas pessoas”, afirma.

Um projeto ambiental está sendo planejado junto à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Trata-se do programa de Arborização que buscará recursos com o Governo Estadual para que sejam feitas obras de contenção no Córrego Secades, com o intuito de prevenir inundações e enchentes.

Chiesse agradeceu a cooperação dos vereadores que têm sido grandes parceiros nesse desafio. “É muito bom contar com essa ajuda e confiança. É importante salientar que estamos colocando a nossa casa, a Região Leste, em ordem. Hoje estamos reconstruindo esse local, para que depois outros melhorias sejam implementadas de forma que se perpetue uma política de estabilidade dos serviços públicos. Por isso, é importante que todos os agentes, sejam eles autoridades ou civis, estejam dispostos a nos ajudar”, finalizou.